30.6.11

o empregado do mês

Não se preocupe com isso, disseram-me, também só temos esta cópia, além disso, disseram-me, o seu nome é irrelevante para nós, completamente irrelevante. O nosso mandato exige resultados. Recolhas. Registos. Nós não estamos aqui, disseram-me, para eleger o empregado do mês, para tirar fotografias de grupo, as fotografias de grupo devem ser dos factos e os factos devem estar a uma distância suficiente que não seja possível reconhecê-los pelas caras. É essa a nossa missão. E não interprete isto como mau feitio, como desinteresse em relação às histórias, é este desinteresse em relação às histórias que nos permite escrevê-las tão curtas. Tão aparentemente simples. A história só nos parece cíclica porque nós aqui a simplificamos, ao ponto da caricatura. A verdade, disseram-me, é demasiado complexa. Ocupa muito espaço. Este pó dos gabinetes, por exemplo, é comprado em saquinhos, disseram-me. É muito mais simples. A verdade demora muito tempo.

Sem comentários: