24.6.11

uma ordem harmónica

Acima de tudo, disseram-me, mantê-las em ordem, ou melhor, encontrar uma ordem harmónica para as vozes e procurar impô-la, transversalmente. Uma das vantagens de sermos um museu e de termos, por assim dizer, responsabilidades históricas, é que podemos ser históricos como melhor nos convier. Usar de processos narrativos, disseram-me, cortar e colar, um ou outro adjectivo, muito raramente, uma ou outra ambiguidade, acima de tudo uma certa noção de causa e efeito, de ligação entre as coisas, de razão fundamental. Seria bastante, por assim dizer, inconveniente chegarmos ao fim e percebermos uma civilização inteira, por assim dizer, mal feita, disseram-me. Mas isso não derrota o propósito do meu trabalho, perguntei eu. É possível que sinta isso, disseram-me. Nesse caso, disseram-me, o trabalho não é seu.

Sem comentários: